|
|
|
|
| |
|
|
|
Usuário Banido
|
|
|
|
|
|
Bom, pra começar precisamos saber o que é necessário para a criação so steps, correto? Então vamos lá...
No básico acriação se dá em: Construir dois banners (um que sera o fundo na hora de jogar a música, o outro será o banner que aparecerá na tela de seleção de música pra jogar), criar ou editar uma música (em mp3, ogg ou wav), e criar o arquivos com as setinhas (.dwi ou .sm).
- Como criar os banners?
Os dois banners possuem tamanhos padronizados, o que não significa que seja obrigatório seguir estes tamanhos, porém se fizer os banners com outros tamanhos pode ser que eles percam um pouco da resolução (no caso dos banners serem menores que os tamanhos padrões). Não me perguntem quais os tamanhos, vocês vão ter que catar (se não não tem graça né...). O stepmania reconhece os seguintes tipos de arquivos de imagens; BMP, JPG, JPEG, TIFF, RAP, PSD, PNG, GIF etc.. Sendo jpg e png os mais comuns (jpg por ser o mais compacto, png por ser editável). Quais programas utilizar? Recomendo Photoshop, mas você pode usar o Fireworks, ou qualquer outro programa de edição de imagens.
Criados os banners, agora vamos para a segunda etapa (lembre-se que não há uma ordem a sr seguida eim...);
- Criar ou editar uma música
Você pode usar uma música existente ou criar a sua (prefiro criar, mas dá muuuuiiiito trabalho... logo, edito.. rs). No stepmania não há um padrão de tempo a ser seguido. Ou seja, você pode criar uma música de 10 minutos ou uma de 1:20 como de costume nos DDRs...
Quais programas usar? Vários. Recomendo: Cakewalk Pro, SoundForge (qualquer versão anterior à 7. esta foi refeita pela Sony e está muito pesada), Audit e/ou CoolEdit Pro. Criada sua música (eu sei, eu sei... eu sei que você editou... =P ), vamos para a última (entre aspas) etapa. A criação do step.
- Criar o step! (YEAH!!!)
Vocês que jogam stepmania já devem ter percebido que algumas músicas vem com um arquivo (ou vários) com a extensão .sm ou .dwi, qual a diferença? Apenas o programa utilizado. sm é abreviação para Simulation, e dwi é abreviação para Dance With Intensity. Qualquer uma é "usável". Aqui ensinarei como usar o programa XSTEP, este por sua vez cria arqauivos com extenção . alguma coisa, ai você converte pra dwi com um executável que vem junto com o programa. Liga não, ele pesa apenas 400kb. Onde pegar? www.google.com.br rs... Ou me mande um e-mail pedindo que eu te passo ([email protected]).
Vamos ao XSTEP...
Ih... Merd...
Não to achando o maldito XSTEP aki... 
Bom, não vai dar pra explicar sem ele aqui.
Vou baixar ele e vo preparar um tutorial fácil de entender ensinando a usar este programa.
Ai eu posto aki...
Desculpa a mancada galera...
Té breve! |
|
|
Rio de Janeiro, RJ, BR • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
AdminOffline
|
|
|
|
|
|
Legal o Tutorial, vou aguardar a segunda parte !!! Lembrando que dá para fazer Steps no Bloco de Notas também !!!
|
|
|
Brasília, Distrito Federal, BR • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
Usuário Banido
|
|
|
|
|
|
O tutorial que estou preparando é voltado pra galera niubai!
Já pensou geral tentando fazer as steps no bloco de notas? seria terrível eim... rs
Em breve a segunda parte do tutorial! |
|
|
• Responder
|
|
| |
|
|
S4R Player |
|
MembroOffline
|
|
|
|
|
|
Eu apanheeeeei pra aprender a fzer step no bloco de nota XD~~
Mas dps q vc pega o jeito, ve q nem tem tanta dificuldade assim! Eh td questao de costume mesmo 
Agora, vai fazer ksf no bloco de notas pra vc ver 
Apesar de fácil, ISSO SIM dá trabalho  |
|
|
Valhalla, RJ, BR • MP • Homepage |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
Usuário Banido
|
|
|
|
|
| |
|
|
|
MembroOffline
|
|
|
|
|
|
| tipo eu to criando um step com uma musica d anime rapida e longa...mas a velocidade quando vou jogar fik lerda...como ajeito isso? |
|
|
Niterói, RJ, BR • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
Usuário Banido
|
|
|
|
|
|
Depende do meio que você está utilizando pra fazer a step.
Explique como você está e que programa está usando, senão o próprio Notepad, e vejo se posso (se sei) te ajudar...
t+
ps.: A segunda parte do tutorial vai ser feita. Tenho tido um problemas e não tive tempo pra fazer essa segunda parte mas em breve estará pronta.
A não ser que alguém queira ajudar com algumas dicas ou até mesmo um tuto... rs... |
|
|
• Responder
|
|
| |
|
|
You are a LEGEND! |
|
EditorOffline
|
|
|
|
|
|
Só algumas coisas que acho que valem a pena ressaltar:
Banners: o ideal é PNG 256x80 pixels (o DWI só aceita assim). O SM aceita qualquer formato, mas tente manter essas dimensões.
BG (imagem de fundo): o ideal é PNG 320x240 OU 640x480 pixels (o DWI só reconhece assim). O SM aceita qualquer formato, mas tente manter essas dimensões.
Música: Wav não recomendado por não ter compressão. Uma boa idéia é incluir um tutorial de sound forge pra encontrar BPM e GAP precisos pra sua música.
Step: o editor do SM atualmente é muito bom e confiável e tem uma interface bem amigável (lembrando o edit mode das DDRs console). Eu nunca teste o xstep, e pessoalmente não tenho a menor vontade.
Fazer DWI no notepad é "fácil". SM é igual KSF só que mais organizado (alías, bem mais). hehehe
-EDIT- muda o título do tópico, quando eu vi achava que vc tava perguntando como se cria steps.  |
|
|
Modificado por -paranoid- em 2006-03-21 17:37:49 |
|
Um mundo incoerente, de geografia, imprecisa e cronologia duvidosa., BR • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
MembroOffline
|
|
|
|
|
|
quando for editar uma musica, não é necessário descobrir o BPM, veja porque: 1- crie uma musica qualquer e vá ao SM e coloque em edit 2- coloque na 64th note ( a seta de cor azul claro) 3- coloque a velocidade dos steps em 200BPM (mesmo se a musica for numa velocidade diferente) 4- aperte ctrl+r e edite automaticamente seguindo o ritmo da musica Fácil né? esse método é bom para músicas que mudam de velocidade! |
|
|
moro em algum lugar, AT • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
|
MembroOffline
|
|
|
|
|
|
E dá pra eu peger uma MP3 de DDR, criar steps pra ela e jogar no stepmania? Vc tem/pode criar os Banners? É do mesmo jeito que está descrito no tópico aí em cima?
Respodam...
Se for assim eu vou logo baixar o Stepmania! |
|
|
Belo Horizonte, Minas Gerais, BR • MP |
• Responder
|
|
| |
|
|
| |